quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

TERÇO EM CASA DO DIA 30 DE JANEIRO DE 2013

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
Quarta-feira é dia de Terço dos homens em casa, e nada faz com que os "filhos de Maria" deixem de participar deste momento tão importante para as famílias que recebem o "Terço em casa".
Neste dia 30 de janeiro, de 2013, os homens do Terço foram recebidos pela família do casal Claundinho e Vivian. Eles são uns dos casais "tios" do EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, e ambos estão se recuperando de cirurgias sofridas. Estão bem, apenas em repouso por causa do pós-operatório.
Os homens do Terço entoaram os cantos que sempre cantam, e como oração final nosso irmão Wagner fez uma oração especial para quem se recupera de cirurgia. Foi notória a emoção ao ouvir as palavras de apoio contidas na oração.
Agradecemos por receberem e confiarem na oração dos homens do Terço, momentos assim, também, servem de alimento para a nossa fé na Mãe Maior.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

TERÇO DO DIA 29 DE JANEIRO DE 2013

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!

Terça-feira, 29 de janeiro de 2013, o Terço foi rezado na Igreja Nossa Senhora das Graças, tendo as mulheres como nossas convidadas especiais. Desde as sete da noite a Igreja já recebia fiéis, garantindo seus lugares para participarem da festa em louvor à Nossa Senhora.
Muitas pessoas estavam presentes no Terço pela primeiro vez, e ficaram encantadas com a devoção e fé desmonstradas pelos homens do Terço.
Foram proclamados os Mistérios Gososos.
No momento do Manto, Sandro, nosso irmão filho de Maria, fez a motivação falando sobre o que São Luiz Maria Grignion de Montfort disse sobre Nossa Senhora. Segundo São Luis Maria Montfort, que disse, em outras palavras que: "Quanto mais espaço abrimos para Nossa Senhora, em nossos corações, mais espaço abrimos para Seu Divino Esposo: o Espírito Santo de Deus".
Os pedidos foram levados para serem queimados, por crianças.
A benção final foi proferida pelo Padre Antônio José de Simone, natural de São João Batista do Glória, mas pároco da Paróquia Santo Antônio, de Arcos, Minas Gerais. Foi o Terço da Paróquia Santo Antônio quem "apadrinhou" o Terço da Capela Santa Rita, por isso Padre Antônio de Simone disse se sentir padrinho do Terço da Santa Rita, e toda vez que está de visita "no Glória", vem fazer uma visita.
Seja sempre bem vindo Padre Antônio de Simone, agradecemos imansamente pelas bençãos à nós dadas, em nome de Jesus.
Estavam presentes 585 pessoas, entre homens e mulheres.

DIA 22 E 23 DE FEVEREIRO, VAMOS CONOSCO PARA A ROMARIA DO TERÇO DOS HOMENS, NO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA!
ENTRE EM CONTATO COM ALGUM MEMBRO DA COORDENÇÃO.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TERÇO DO DIA 29 DE JANEIRO DE 2013

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
O Terço do dia 29 de janeiro será ja Igreja Nossa Senhora das Graças, com nossas convidadas especiais, as mulheres de nossas famílias. Portando, convide toda família para participar conosco do Terço.

ENCONTRO DE COODENAÇÕES DE TERÇOS DOS HOMENS DO SUDOESTE DE MINAS

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
No domingo, dia 27 de janeiro, na Capela Santa Rita, aconteceu o primeiro ENCONTRO DE COORDENAÇÕES DE TERÇOS DOS HOMENS DO SUDOESTE DE MINAS, com representantes dos Terços de Passos, Itaú de Minas, São Tomaz de Aquino, Pratápolis e Cássia.
Antes do encontro todos participaram da Santa Missa, celebrada pelo Padre Dárcio, o qual antes da benção final fez referência ao encontro, convidando os encontristas para subirem ao altar, e receberem uma benção especial.
Assim que terminou a Missa, os homens fizeram uma oração, pedindo para que tudo que fosse decidido na reunião, fosse exclusivamente da vontade do Pai.
Representantes dos Terços comentaram sobre as experiências e dificuldades vivenciadas na curta caminhada em suas comunidades.
Éder Flávio comandou uma conversa sobre Maria, deixando ensinamentos muito valiosos para quem teve o privilégio de partipar da palestra.
Ficou decidido que, os Terços de Passos, que estão com mais tempo de caminhada, e o Terço de Itaú de Minas, se revesarão para auxiliarem os Terço de São Sebastião do Paraíso e de São Tomaz de Aquino. Datas a combinar com cada coordenção dos Terços das referidas cidades, para irem àquelas cidades e, juntos, rezarem o Terço, como forma de fomentar a participação maior dos homens daquelas comunidades.
Ficou agendada data do próximo encontro, a que será dia 19de maio, na cidade de Cássia.
Esperamos que as decisões tomadas sejam para crescimento do movimento Terço dos Homens em nossas cidades, para honra de nossa Mãe.
O mais importante foi que tivemos a possibilidade de nos conhecermos, de convivermos na manhã do domingo.

domingo, 27 de janeiro de 2013

TERÇO DOS HOMENS EM CASA DO DIA 23 DE JANEIRO DE 2013

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
Quarta-feira os homens do Terço atenderam pedido para voltarem à casa do Charles e família, para rezarmos juntos o Terço, pois estavam, ainda, muito abalados, e o outro Terço os ajudou muito.
Nos sentimos privilegiados, porque este foi um convite de Nossa Senhora. Cremos que Ela, apesar de nossas incontáveis falhas, queria nos usar como ferramentas, para levar a alegria do Terço àquela família triste pela perda.
Mais uma vez, vizinhos, amigos e parentes lotaram a varanda da casa, no bairro Jardim Aclimação, para demonstrar amizade e carinho pelos irmãos.
Obrigado Mãe, pro nos dar o privilégio de sermos Vossas ferramentas!

TERÇO DO DIA 22 DE JANEIRO DE 2012

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
Terça-feira, dia 22, antes do Terço, teve a Novena em louvar à Santa Rita, como acontece em todo dia 22, de cada mês. O Terço aconteceu logo após, com as presenças das mulheres, que nos brindou com a fé e devoçãos peculiares às mulheres.
A Capela Santa Rita estava lotada de famílias e homens, todos buscando um momento de intimidade com a Mãe.
Foram proclamados os Mistérios dolorosos, os quais contam alguns momentos de dor e angústia de Jesus. Refletimos também, em relação a toda dor que Nossa Senhora passou durante o flagelo de Cristo.
Estavam persentes 485 "filhos e filhas de Maria".


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

EVANGELHO DO DIA 21 DE JANEIRO DE 2013.

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!

EVANGELHO DO DIA 21 DE JENAIRO DE 2013
Mc 2,18-22
Anúncio de tempos novos - Discurso sobre o jejum

Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Vieram então perguntar a Jesus: "Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?" Jesus respondeu: "Acaso os convidados do casamento podem jejuar enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. Dias virão em que o noivo lhes será tirado. Então, naquele dia jejuarão. Ninguém costura remendo de pano novo em roupa velha; senão, o remendo novo repuxa o pano velho, e o rasgão fica maior ainda. Ninguém põe vinho novo em odres velhos, senão, o vinho arrebenta os odres, e perdem-se o vinho e os odres. Mas, vinho novo em odres novos!"
Em seu fervor, os discípulos de João e os fariseus multiplicam jejuns e orações. Os profetas, porém, insistiam menos sobre a severidade do jejum e muito mais sobre a conduta justa e caritativa para com o próximo. Lançam um apelo à misericórdia e à bondade. Realidade plena na pessoa de Jesus Cristo.
            À pergunta dos fariseus sobre a razão por que “os seus discípulos não jejuam”, Jesus atribui-se as palavras das Escrituras que descreviam o Messias como o esposo. “Podem os amigos do noivo jejuar enquanto o noivo está com eles?” Eles não são obrigados a jejuar. “Este fato demonstra, comenta S. Hilário, a alegria dos discípulos com a presença de Jesus”. Se as núpcias só se realizarão definitivamente no fim dos tempos, como se conclui da parábola do banquete e das virgens prudentes, antes, porém, do evento escatológico, o Esposo já veio, por um tempo. É a atual presença de Jesus, que se estende pelos três anos de seu ministério público. Nesse período não se há de jejuar.
            A expressão “os amigos do Esposo” indica “os que se relacionam com ele”, isto é, o círculo dos discípulos que acompanham Jesus. O essencial na resposta de Cristo é que o Esposo está lá e com Ele o tempo messiânico, tempo de núpcias, de abundância e de alegria. Ao dizer: “Quando Ele lhes for tirado”, Jesus evoca Sua morte, também sua Ascensão. Eles então jejuarão.
A seguir, refere-se ao “remendo de pano novo em roupa velha em que o rasgo se torna maior” ou do “vinho novo em odres velhos”, o que provocaria o rompimento destes últimos. S. João Crisóstomo reporta-se a esta citação para lembrar o fato de “os discípulos não estarem suficientemente fortes e terem necessidade de muita condescendência. Não tinham ainda sido renovados e fortalecidos pelo Espírito Santo”. “Só então jejuarão”, declara S. Basílio Magno. Jejuarão “para proclamar que suas vidas estão orientadas para as realidades que ultrapassam os bens simplesmente materiais e carnais”. É a vida cristã que, presente no meio do mundo, não deixa jamais de anunciar as realidades espirituais. O jejum é sinal da fome de Deus sentida pelo coração ardente dos cristãos. Ele assinala que a vida cristã é marcada pela verdadeira liberdade diante do que é terreno e material, pois o coração humano só encontra felicidade quando repousa em Deus.
Pelo jejum, sobretudo, pela oração não é Deus que vem a nós, somos nós que nos avizinhamos mais e mais dele. O peregrino Macário exclama: “Senhor, tudo está em ti, e eu mesmo estou em ti, acolhe-me”.

Dom Fernando Antônio Figueiredo

TERÇO DO DIA 22 DE JANEIRO DE 2012

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
AMANHÃ, 22 DE JANEIRO, ÀS 19H E 30 MIN. NOVENA EM LOUVOR A SANTA RITA, LOGO EM SEGUIDA TERÇO DOS HOMENS, COM AS FAMÍLIAS.
TRAGA SUA FAMÍLIA, E VAMOS JUNTOS CELEBRAR A UNIÃO DAS FAMÍLIAS, SOB AS BENÇÃOS DE SANTA RITA E NOSSA SENHORA!
POR FAVOR, NOS AJUDEM A DIVULGAR ESTA INFORMAÇÃO!

TERÇO EM CASA DO DIA 16 DE JANEIRO DE 2013

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
Quarta-feira, dia 16 de janeiro, às sete da noite, os homens do Terço rezaram na casa do Sr. Sebastião (Tião do SAAE) e dona Oneida.
O sr. Tião estava sem participar do Terço, na Igreja, à algum tempo, por causa do estado de saúde de dona Oneida. Notícia boa recebemos ao saber que dona Oneida já esta bem melhor e, em breve estará participando do Terço, na Igreja, junto com seu esposo, quando as mulheres forem nossas convidadas de honra.
O casal dona Oneida e sr Tião do SAAE parcicipou de todo Terço visivelmente emocionados. Nossa Senhora também nos promova emoções, como Mãe ditosa que é.
Obrigado à família por acreditar nas orações dos homens do Terço.
O número de homens que participam do Terço em casa não diminue, pois cada um sabe da importância de se colocar à serviço do próximo.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

TERÇO DO DIA 15 DE JANEIRO DE 2013

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
Depois de uma chuva torrencial, mas abençoada, afinal estamos precisando de chuva, o Terço foi rezado na Capela Santa Rita. A chuva impediu que mais "filhos de Maria" fossem ao Terço, mas, mesmo assim, 295 (duzentos e noventa e cinco) homens se fizeram presentes na Capela.
Foram proclamados os Mistérios Dolorosos.
Quem proclamou o Terço hoje foi o Harrison, membro da banda do Terço, que acumulou a finção de proclamador do Terço e cantor.


DIA 27 DE JANEIRO, MISSA ÀS 08H E 30 MIN. NA CAPELA SANTA RITA, SOB RESPONSABILIDADE DOS HOMENS DO TERÇO.
Venha participar conosco e nos ajudar!

domingo, 13 de janeiro de 2013

EVANGELHO DO DIA 13 DE JANEIRO DE 2013

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
EVANGELHO DO DIALc 3,15-16.21-22 - Jesus se revela e revela o Pai
Como o povo estivesse na expectativa, todos se perguntavam interiormente se João era ou não o Cristo, e ele respondia a todos: "Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desatar a correia das suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo". Enquanto todo o povo era batizado e Jesus, batizado, estava em oração, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele, em forma corpórea, como uma pomba. E do céu veio uma voz: "Tu és o meu filho amado; em ti está o meu agrado".
REFLEXÃO
Nas vésperas e no início da era cristã, grande era a expectativa da vinda do Messias. O povo discutia e refletia, em seu coração, as profecias que falavam do Enviado de Deus. Por ocasião da Anunciação, a mesma atitude interior animava o coração da Virgem Maria. Humilde, ela hesita em se reconhecer naquela que o Anjo saúda com o nome de “cheia de graça”. Agora, a multidão, que buscava o batismo de João Batista, interroga-se: Não é ele, porventura, o Messias esperado? O próprio João Batista afasta toda dúvida, ao declarar: “Aquele que vem após mim me precedeu porque antes de mim ele era”. Alusão à preexistência de Jesus, o Verbo de Deus encarnado, eterno e transcendente. Em sua franqueza e humildade, João confessa não ser digno de desatar a correia das suas sandálias. Em outras palavras, ele não é nem mesmo digno de ser seu escravo.
        “João batiza e Jesus aproxima-se. Talvez, reflete S. Gregório de Nazianzo, para santificar igualmente aquele que o batiza e, sem dúvida, para sepultar nas águas o velho Adão”. João convoca à conversão, retorno à fonte de vida, que é o início do retorno à mensagem salvadora de Deus. “João reluta, Jesus insiste, Eu é que devo ser batizado por ti” (S. Gregório de Nazianzo). Jesus desce às águas e o relato bíblico fala de que “o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele”.
No entanto, João simplesmente prepara, Jesus é quem dará “o batismo com o Espírito Santo”. João é o arauto do Messias, que, pelo Espírito Santo, purificará e santificará conduzindo todos à feliz e eterna comunhão com Deus. S. Gregório de Nazianzo acrescenta: “Jesus sai das águas, elevando consigo o mundo que estava submerso, e vê abrirem-se os céus de par em par, pois Adão tinha-os fechado para si e sua posteridade, assim como o paraíso, que lhe fora vedado por uma espada de fogo”.
O batismo de Jesus proclama o nosso batismo, no qual nos é concedido o Espírito Santo, presença do inefável amor de Deus em nossa vida.  Pelo batismo participamos da vida divina e fazemos parte da família de nosso Pai do céu. Por isso, dirá Orígenes: “O céu se abriu e o Espírito Santo desceu para o perdão dos pecados de todo o mundo”. 

sábado, 12 de janeiro de 2013

EVANGELHO DO DIA 12 DE JANEIRO DE 2013

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!

EVANGELHO DO DIA - Sábado – 12 de janeiro de 2013
Jo 3, 22-30 -  Último testemunho de João Batista

Depois disso, Jesus e seus discípulos foram para a região da Judeia. Ele ficava lá com eles e batizava. João também estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. As pessoas iam lá para serem batizadas. João ainda não tinha sido lançado na prisão. Surgiu então, da parte dos discípulos de João, uma discussão com um judeu, a respeito da purificação. Eles foram falar com João: "Mestre, aquele que estava contigo do outro lado do Jordão, e de quem tu deste testemunho, está batizando, e todos vão a ele". João respondeu: "Ninguém pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: 'Eu não sou o Cristo, mas fui enviado à sua frente'. Quem recebe a noiva é o noivo, mas o amigo do noivo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria, quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela ficou completa. É necessário que ele cresça, e eu diminua".
REFLEXÃO
           
            As atividades de Jesus desenrolavam-se na região da Judeia, lugar de mananciais, talvez, não distante do rio Jordão. Após os ensinamentos, ministrados a Nicodemos a respeito do batismo, Jesus percorre a região, seguido pelos discípulos, batizando. Na mesma ocasião, João, que “não tinha ainda sido encarcerado”, batiza com água. Seus discípulos discutem com um judeu a respeito dos ritos de “purificação”, correspondente ao batismo em termos judaicos. Todos tinham diante de si, as palavras dos profetas que falavam da purificação pelo “espírito” e mesmo pelo fogo. A discussão se torna acalorada, a ponto de os discípulos de João lhe perguntarem quem é que batizava legitimamente, Jesus ou ele? Em quem acreditar? O embate é providencial. Ele propicia o testemunho final e decisivo do Precursor sobre Jesus. Ele não protesta, canta o “Nunc Dimittis”, “deixa agora seu servo ir em paz”, palavras do velho Simeão, pronunciadas no Templo, ao receber em seus braços o Menino Jesus. E, mais uma vez, deixa claro não ser ele o Messias e insiste no imperativo escatológico de que Jesus devia crescer e ele diminuir. Sua resposta traz sérias consequências sobre sua missão, que ele, profeticamente, anuncia estar chegando ao final e em quem se deveria, então, crer.
         O centro da discussão inicial desloca-se. O batismo deixa de ser a questão principal. Essencial é voltar-se para Aquele que vem do alto, do céu. Sua missão consistira em preparar os caminhos para Jesus que, vindo do alto, comunicava o Espírito divino, enviado para nossa salvação, “dom sem medida”. Considerando esta atitude do Precursor, S. Cirilo de Alexandria declara: “João Batista se regozija por ter ultrapassado a condição de servidor, para ser chamado ‘amigo’”. Sua missão se cumprira. Agora, após tão longa preparação, com grande clareza e com não menor humildade, ele concita todos para irem ao encontro do Esposo e, com fervor, acolhê-lo. Em Jesus, Deus se doa, sem medida. Ele nos conhece, ama-nos e entrou na história. Que nós, reciprocamente, o amemos, sem reserva.  
             “Senhor, enviai-nos o vosso Espírito Santo para participarmos da verdadeira vida em vós e convosco. Ajudai-nos a fixar nossos olhos em vosso Reino e a rezar com alegre esperança na certeza de estarmos, um dia, completamente unidos a vós na festa do matrimônio celeste, vós que sois nossa alegria e vida”. 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

EVANGELHO DO DIA 11 DE JANEIRO DE 2013

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!

EVANGELHO DO DIA
Sexta-feira – 11 de janeiro
Lc 5, 12-16: Cura de um leproso

Estando Jesus numa das cidades, apareceu um homem coberto de lepra. Ao ver Jesus, ele caiu com o rosto em terra e suplicou-lhe: "Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me". Estendendo a mão, Jesus tocou nele e disse: "Quero, sejas purificado". E imediatamente a lepra desapareceu. E ordenou-lhe que não o contasse a ninguém. "Mas", disse, "vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta por tua purificação a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho". Cada vez mais, sua fama se espalhava, e as multidões acorriam para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Ele, porém, se retirava para lugares desertos, onde se entregava à oração.

REFLEXÃO

Um leproso se aproxima de Jesus e suplica: “Senhor, se queres, tens poder para purificar-me”. Tais palavras, embora cheias de fé, levantam a questão: O leproso pode colocar toda sua confiança em Jesus? Na certeza de que ele é capaz de aliviá-los das aflições e doenças, os discípulos depositam no coração do Senhor suas preocupações. Mas, agora, lá está um leproso. A lepra era considerada, pela Lei Mosaica, uma doença sujeita à excomunhão, de modo que quem a contraísse seria excluído do convívio da comunidade. Por isso, após ser constatada, a cura exigia-se a purificação propriamente dita. Ao milagre da cura da lepra, sinal dos tempos messiânicos, liga-se a purificação. Apesar de tantas restrições e normas, o leproso não evita o Mestre e dele se aproxima. Sereno, Jesus não se afasta, acolhe-o. Sua pureza interior não é jamais atingida. A cena é tocante, levando os Apóstolos à admiração e ao enlevo espiritual. De sua parte, profundamente sensibilizado, o leproso se prosterna, em sinal de adoração. E, num ato de profunda humildade e de abandono confiante, implora: “Se queres, podes limpar-me”.
Tomando a iniciativa de passar por cima da interdição da Lei, Jesus estende a mão e o toca. Não hesita, toca-o, ciente de que, longe de ser contaminado pelo leproso, ele possui o poder de purificá-lo. Aliás, não é do exterior que provém a impureza, mas sim do interior do coração. O pedido é acolhido e o leproso ouve Jesus dizer: “Eu quero, seja curado”.
A cura do leproso não é, simplesmente, uma ocorrência medicinal, embora miraculosa. É fruto do carinho de Jesus. Ele “tem compaixão” e o leproso, curado em sua carne, se sentiu, sobretudo, amado, aceito e reabilitado. Os santos compreenderam bem o sentido do milagre. S. Francisco de Assis, por exemplo, beija o leproso, que ele encontra ao longo do caminho, e sente verdadeira doçura em seu coração. Este fato transforma sua vida e caracteriza sua conversão como entrega radical ao Senhor, pois, no leproso, ele experimenta Deus, que, com suavidade e rigor, o chama a crescer, cada vez mais, na acolhida do Mistério do seu amor incompreensível. Não foram necessárias muitas experiências, uma única já o conduz à visão de um mundo novo, mais fraterno e solidário. Então, Francisco compreende as palavras do Senhor: “Quem não renunciar a si mesmo e tomar a sua cruz não é digno de mim”.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

EVANGELHO DO DIA 10 DE JANEIRO DE 2013

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!

EVANGELHO DO DIA 10/01/2012 - Lc 4,14-22a


Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama se espalhou por toda a região. Ele ensinava nas sinagogas deles, e todos o elogiavam. Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano aceito da parte do Senhor". Depois, fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele. Então, começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir". Todos testemunhavam a favor dele, maravilhados com as palavras cheias de graça que saíam de sua boca.



Quinta-feira – 10 de janeiro
Lc 4, 14-22 (23-28): Jesus em Nazaré
           
Jesus encontra-se na sinagoga de sua cidade. Os habitantes de Nazaré estão atentos às suas palavras, pois muitos tinham ouvido falar a respeito dos seus ensinamentos e dos milagres realizados por ele. A curiosidade era grande. Pensavam e discutiam entre si quais seriam os sinais que ele faria em sua própria terra. Conforme costume judaico, uma passagem do profeta Isaías lhe é dado para ler. Orígenes diz ter sido “a escolha providencial, pois o texto proclama o início da era messiânica da salvação em Jesus”. Refere-se ao Messias como Deus e homem. Escreve S. Cirilo de Alexandria: “Era necessário que ele se manifestasse aos israelitas e que o mistério da encarnação resplandecesse para os que não o reconheciam”. Citando o profeta, Jesus declara-se Deus, nascido homem, para salvar o mundo. Todos não deixavam de fixá-lo. Mas com que olhar o vêem? Ao se dirigir aos fiéis, Orígenes observa que “não gostaria que seus ouvintes o olhassem com os olhos do corpo, como lá na sinagoga, mas com os olhos do coração. Se assim o fizerdes, os vossos olhos resplandecerão na luz do seu olhar e, então, podereis dizer: ‘A luz do seu rosto, Senhor, deixou o seu sinal em nós’”.
Estando a incredulidade enraizada no coração de seus ouvintes, Jesus volve os olhos para eles, no desejo de tocá-los e levá-los à conversão e, em tom mais severo, diz que nenhum profeta é ouvido em sua própria terra, nem é reconhecido pelos seus parentes. Palavras chocantes. Os gentios, pelo contrário, demonstram mais fé em Deus do que os escolhidos de Israel. Exemplifica Jesus: Elias foi enviado a uma viúva, em Sarepta, na região da Sidônia, enquanto tantas outras viviam em Israel e, no tempo do profeta Eliseu, “havia muitos leprosos em Israel, todavia, nenhum deles foi curado, a não ser o sírio Naamã”. Suas palavras soam ofensivas, pois, naquela época, os judeus julgavam os gentios, isto é, os estrangeiros como pessoas distantes de Deus e, por conseguinte, excluídas da Aliança divina. “Diante destas palavras, todos na sinagoga se enfureceram”.
Jesus não se intimida e declara-os cegos diante da misericórdia de Deus e de seu plano redentor para todas as nações. Com efeito, considera Orígenes, “ele acabara de ler uma profecia sobre a salvação realizada pelo Messias. Salvação que irrompia no mundo através do ministério de Jesus. Era o ano da graça e do perdão do Senhor”. Ao rejeitá-lo, a população leva-o a não realizar milagres, conforme S. Ambrósio, “para não pensarmos que sejamos constrangidos pelo amor à pátria. Na realidade, aquele que amava todos os homens não podia deixar de amar os seus concidadãos, mas eles mesmos, comportando-se de modo invejoso, renunciaram o amor à pátria”.  Então, exclama S. Cirilo de Alexandria, “Jesus reporta-se aos pagãos, que o acolheriam e seriam curados de sua lepra”.

TERÇO EM CASA DO DIA 09 DE JANEIRO DE 2013

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
Na quarta-feira, 09 de janeiro de 2013, os homens do Terço rezaram na casa da família do Charles Reis, no bairro Jardim Aclimação, em Passos, Minas Gerais. Charles é ministro da Eucaristia na Paróquia São Judas, e toda família trabalha pela comunidade do bairro.
Nos últimos dias toda família vem passando por momento de dor, pela perda de um ente querido. Os homens do Terço, "filhos de Maria", foram convidados para, juntos da família, amigos e vizinhos, rezarem à nossa Mãe Maria, para que Ela acolha todos da família com Seu Manto Sagrado, e afague os corações doloridos.
Estavam presentes cerca de 50 (cinquenta) pessoas, numa mostra que os amigos e familiares se unem para ajudar quando necessitamos. Mas, o mais importante é que cada um, que ali estava, foi chamado por Maria. Cada um foi usado como instrumento de Nossa Senhora, para que, com a reza do Terço, pudesse abrandar a dor sofrida pela perda de ente querido.
Nos sentimos privilegiados pela possibilidade de, sendo ferramentas de Nossa Senhora, podermos dar nossa força à família enlutada. Privilegiados, também, por termos sido usados por nossa Mãe, para levarmos embora, cada um, um pouco da dor que família sente, para amenizar o sofrimento.
Obrigado Mãe de Deus por nos ensinar, com estas experiências, que devemos no colocar à serviço do próximo!
Obrigado ao Charles Reis, e familiares, por convidar os homens do Terço a rezarem em sua casa, e por demonstrarem tanta força, sendo exemplo de superação.
QUE NOSSA SENHORA SEJA REFÚGIO DE TODOS NÓS, E QUE POSSAMOS AGRADECÊ-LA SEMPRE!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

TERÇO DO DIA 08 DE JANEIRO DE 2013

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
Terça-feira, 08 de janeiro de 2012 os homens do Terço rezaram e refletiram tendo como base os Mistérios Luminosos.
Antes de iniciar o Terço, enquanto o pessoal da coordenação organizava os papeis para pedidos, as caixas de som, o altar, um senhor relatou a Graça que alcançou, por intermédio de NOSSA SENHORA. Segundo ele, Ela livrou seu neto de um tumor.
(Esperamos em breve poder relatar o que realmente aconteceu)
Estavam presentes 387 "Filhos de Maria".

LEMBRANDO QUE A VIAGEM PARA A 5ª ROMARIA DO TERÇO DOS HOMENS SERÁ DIA 22 E 23 DE FEVEREIRO DESTE ANO DE 2013.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

RECADO IMPORTANTE

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
Seguindo o trabalho de estímulo aos homens do Terço, que fumam, a pararem de fumar, como forma de recuperar a qualidade de vida e de saúde, estamos colocando aqui a relação dos PSF's que possuem programa de combate ao fumo.

  • SÃO FRANCISCO;
  • PENHA 1;
  • PENHA 2;
  • NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS;
  • PLANALTO.
Os interessados devem procurar o PSF para se inscrever no Grupo. Cada grupo será composto de dez homens.
Não tem custo algum.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

TERÇO EM CASA DO DIA 03 DE JANEIRO DE 2012

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
No dia 03 de janeiro de 2013, o primeiro Terço em casa do ano foi rezado na casa do casal José dos Reis e Maria de Lurdes. A família estava presente, bem como amigos vizinho e outros vindos de pontos mais distantes da cidade. José dos Reis fechou o bar e convidou os clientes para rezarem juntos conosco. Os presentes fizeram oferecimentos especiais para o Terço. No momento do Manto fizemos uma reflexão sobre o Evangelho do dia (Jo 1, 19-28: Testemunho de João Batista).
No momento da queima dos pedidos, nosso irmão Messias Grilo propôs uma reflexão com relação ao espaço que dispensamos, no nosso coração, para Nossa Senhora. No dizer de São Luiz Monfort, sendo Ela esposa do Espírito Santo de Deus, quanto mais abrimos espaço para Nossa Senhora, mais espaço estamos abrindo para o Divino Espírito.
Foi notória a emoção da Dona Maria de Lurdes, quando recebeu a imagem de Nossa Senhora.
Obrigado ao casal, familiares e amigos, por confiarem nos homens do Terço.
Homens do Terço que estavam presentes:
Seu João - Cássio - Messias Grilo (violão e voz) - Toninho - Zé Diniz - Nilton (Cajon) - Niltinho (violão) - Hélio - Edinho.
Que Deus nos abençoe a todos!

ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO TERÇO DOS HOMENS EM PASSOS

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
Neste mês de jeneiro de 2013, faremos um ENCONTRO DAS COORDENAÇÕES  dos Terços dos Homens de Passos e cidades da região. O encontro tem como objetivo aproximar as coordenações dos Terços, trocar ideias, e refletir sobre o nosso papel enquando cristãos "Filhos de Maria".
Que Deus nos abençoe e dê força, para que aceitemos ser ferramentas de |Nossa Senhora, e Nosso Senhor Jesus Cristo, sempre buscando sermos homens melhores!

TERÇO DO DIA 01 DE JANEIRO DE 2012

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
Terça-feira, primeiro de janeiro de 2013, aconteceu normalmente o Terço na Capela Santa Rita. Pelo fato de ser final de feriadão, não tivemos um número grande de participantes. Mas o entusiasmo não era em nada diferente de quando a Capela Santa Rita está lotada. É a Mãe agindo no coração de cada um.
Refletimos sobre o ano de 2012. Sobre o que fizemos pelo nosso próximo, para edificar o Reino do Pai.
Refletimos sobre a possibilidade de nos tornarmos pessoas melhores, para resgatar nossas famílias. Tivemos a honra de recerbermos os "Pastores da Companhia do Menino Jesus", que adoraram o Presépio, como música e dança. Uma apresentação que emocionou àqueles que sentiam saudades dessa manifestação cultural e religiosa, tão importante na cultura de nossa cidade.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

TERÇO DO DIA 01º DE JANEIRO DE 2013

SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
NESTA TERÇA, PRIMEIRO DIA DE 2013, OS HOMENS DO TERÇO CONVIDAM AS MULHERES, QUE SÃO SEMPRE PRESENTE ILUSTRE, PARA JUNTOS, AGRADECERMOS A DEUS PELO ANO DE 2012, E ESTARMOS EM CORRENTE PARA QUE 2013 SEJA DE PAZ E UNIÃO NAS FAMÍLIAS!
PORTANTO, ÀS OITO DA NOITE, NA CAPELA SANTA RITA, VENHO NOS AJUDAR NESTA CORRENTE DE ORAÇÃO, ATRAVÉS DO TERÇO.
CONVIDE SUA FAMÍLIA, SEUS VIZINHOS, AMIGOS, TRAGA MAIS UMA PESSOA PARA SOMAR, EM ORAÇÃO, PELA PAZ EM NOSSA CIDADE!
AMEM!