SALVE MARIA!
SALVE RAINHA!
Também no dia 19 de maio, às 14 horas, no Santuário, os homens do Terço da Capela Santa Rita participaram da reza do Terço, o qual foi transmitido pela Rede Aparecida de comunicação. Mais de doze mil pessoas participaram do Terço.
No início do Terço dos Homens, foi feita a entrada com imagem de Nossa Senhora Aparecida, a qual foi sorteada, ao final do Terço. O Terço que ficará com a imagem de Aparecida, até a próxima Romaria do Terço do Homens, é o Terço de Lagoa da Prata, Minas Gerias.
Durante as proclamações dos Mistérios, foram feitas encenações retratando cada passagem bíblicas relativas a cada Mistério.
PRIMEIRO MISTÉRIO
No primeiro mistério, contemplamos a anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria. (cf. Lc 1, 26-39)
Quando o Arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela fora escolhida dentre todas as mulheres para ser mãe do Messias, ela respondeu com humildade: "Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra". Para Maria bastou um simples convite de Deus. Também nossa vida está cheia de convites de Deus: um mendigo é um convite à esmola; uma doença é um convite à paciência; o indiferentismo de nosso próximo é um convite ao apostolado; tudo enfim em nossa vida será sempre um convite de Deus ao nosso aperfeiçoamento.
SEGUNDO MISTÉRIO
Encenação do segundo Mistério Gososo - Maria visita sua prima Santa Isabel. Terço dos Homens no Santuário de Aparecida, dia 19 de maio de 2012.
Depois que soube, pelo Arcanjo Gabriel, que Santa Isabel daria a luz a um filho, partiu Maria para a região montanhosa da Judéia, a fim de felicitá-la e oferecer seus préstimos. "E aconteceu que quando Isabel ouviu a saudação de Maria, saltou o filho em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo." A Santíssima Virgem não fez objeções para empreender tão penosa e perigosa viagem a fim de auxiliar sua idosa prima, dando-nos assim o exemplo para que visitemos os velhos e desamparados que sofrem entre pessoas, muitas vezes, egoístas e ingratas.
TERCEIRO MISTÉRIO
Encenação do 3º Mistério Gososo - O menino Jesus nasceu em Belém
Jesus nasceu na gruta de Belém, onde a Santíssima Virgem teve que pernoitar com seu castíssimo esposo, "pois não havia lugar para eles nas estalagens da cidade". Esta circunstância bem pode simbolizar a atitude do mundo e dos corações de tantos, onde há outros hóspedes que não deixam lugar para Jesus. Os belos quadros do nascimento de Jesus são, em geral, muito poéticos, mas aquela noite era realmente muito fria e a pobreza do lugar assombrosa. Quis Jesus dar-nos o exemplo de pobreza evangélica, demonstrando-nos a futilidade de todo afã pelos bens e honrarias mundanas.
QUARTO MISTÉRIO
Encenação do 4º Mistério Gososo - José e Maria apresentam o Menino Jesus no Templo. Semeão profetiza que espadas de dor traspassarão o coração de Maria.
"E eis que havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava com ele." Cumpridas as cerimônias de purificação prescritas na Lei mosaica, aproximou-se Simeão, tomou o Menino Jesus nos braços e proclamou sua glória, enquanto anunciava à Virgem Maria que uma espada traspassaria sua alma. Da mesma forma como Jesus foi oferecido ao Pai do céu, no Templo, assim no Batismo se oferece o cristão a Deus.
QUINTO MISTÉRIO
Encenação do 5º Mistério Gososo - José e Maria reencontram o Menino Jesus discutindo com os doutores da lei, depois de três dias O procurando.
Quando aos doze anos, acompanhou Jesus seus pais para tomar parte na festa da Páscoa judaica, em Jerusalém, deixou-se ficar na Cidade Santa. Ao cabo da primeira jornada de regresso, vendo Maria e José que Jesus não estava na caravana, deram-se pressa em procurá-lo. "E ao cabo de três dias o encontraram no Templo, sentado entre os doutores, escutando-se e interrogando-os; e todos os que o ouviam se admiravam de sua inteligência e de sua sabedoria." Com isso, quis o Senhor nos ensinar a preferência que devemos dar à Casa de Deus, pois aí o poderemos encontrar sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário