quarta-feira, 2 de outubro de 2013

EVANGELHO DO DIA 02 DE OUTUBRO DE 2013

SALVE MARIA!
 
Evangelho do dia 02 de outubro de 2013

Mateus 18,1-5.10

Aleluia, aleluia, aleluia.
Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis suas vontade! (Sl 102,21).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
18 1 Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: “Quem é o maior no Reino dos céus?”
2 Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse:
3 “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus.
4 Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus.
5 E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe.
10 Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus”.
Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor!
 
 
REFLEXÃO
 
O escândalo a ser evitado
 
          Duas forças operam em nossa vida: o poder da tentação e o poder da fé. Se o primeiro quer arrastar o homem ao pecado, o segundo permite-lhe superar os obstáculos e vencer as atrações do mal. Dentre os males, o maior é a ruptura com Deus e com os irmãos, e o maior bem é a vida em Deus e a comunhão fraterna. Por isso, quão grande foi o escândalo suscitado pelo bezerro de ouro, o cisma de Israel ou os ídolos de Samaria! E não menos forte foi o constante apelo dos profetas e, sobretudo de Jesus, para que ninguém fosse causa de escândalo.
A palavra escândalo sugere a ideia de armadilha ou pedra de tropeço, que leva alguém a se afastar da fidelidade a Deus e a romper a comunhão fraterna. Ao insistir sobre a gravidade de sua prática, Jesus quer que os discípulos o superem e evitem aqueles que o causam. Impressiona-nos ao ouvi-lo dizer, com voz áspera e severa: “Seria melhor para quem é causa de escândalo atar no pescoço uma grande pedra de moinho e lançar-se ao mar”. A respeito disso, S. Agostinho comenta: “Jesus não se envergonhou de repetir três vezes as mesmas palavras. Quem não tremeria diante desta repetição e desta ameaça, saída com tal rigor da boca divina?”
         Urge evitar o escândalo. Ao discípulo, torna-se premente eliminar os obstáculos existentes em seu interior e ser espiritualmente íntegro. Aos olhos de Deus, o valor de cada pessoa é inestimável, sobretudo, o valor dos pequeninos, pois todos são filhos amados de Deus. Por pequeninos, Jesus designa as crianças, mas também os pobres, os injustiçados e desprezados. Perante Deus, eles são importantes e seu desejo é que nenhum deles se perca. Torna-se, assim, essencial o fortalecimento do poder da fé, que revigora a pujança do amor no coração do discípulo e não permite que o próximo lhe seja indiferente. Ele é, então, conduzido ao alto do mundo, em constante estado de vigília, na atitude permanente dos que aspiram verdadeiramente a união com Deus no respeito a todos. A aspereza e a sombra do mal não encontram guarida em seu coração, mas ele compreende que Deus é luz e, nesta luz, como “filho da luz” aprecia e vive a fraternidade.

 (Dom Fernando Antônio Figueiredo)
 
ORAÇÃO
Espírito de apreço e estimulo, torna-me especialmente atento em relação a quem dá os primeiros passos na fé, buscando, penosamente, trilhar os caminhos da fidelidade ao Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário