SALVE MARIA!
Evangelho do dia 04 de julho de 2014
Ano A - Mateus 9,9-13
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
9 9 Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: “Segue-me”. O homem levantou-se e o seguiu.
10 Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos.
11 Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: "Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?"
12 Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes.
13 Ide e aprendei o que significam estas palavras: ‘Eu quero a misericórdia e não o sacrifício’. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores."
Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor!
Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
9 9 Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: “Segue-me”. O homem levantou-se e o seguiu.
10 Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos.
11 Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: "Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?"
12 Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes.
13 Ide e aprendei o que significam estas palavras: ‘Eu quero a misericórdia e não o sacrifício’. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores."
Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor!
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Vocação de Mateus
Jesus se encontra em Cafarnaum, situada na movimentada rota de Damasco. Razão da presença aí de aduanas e dos respectivos cobradores de impostos, chamados publicanos (telovai), dentre os quais Mateus, nome hebraico, provavelmente abreviação de Matatías, que significa “dom de Deus”. Ao saber da chegada do Mestre, Mateus o convida à sua casa para uma refeição com os seus amigos e colegas cobradores de impostos, como ele. “Os fariseus vendo isto, perguntam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e os pecadores? ” Estavam escandalizados: como podia Ele participar de uma festa com aquelas pessoas? Olhando-os em seu coração, Jesus repete o que dissera em outras ocasiões: “não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes”. Ele veio para todos, pois todos são dignos de atenção e de misericórdia, e quem se esquece disso é porque não compreende que Ele “não veio chamar justos, mas pecadores”. E dirigindo-se a Mateus, disse-lhe: “Segue-me”. E ele, abandonando tudo, o seguiu.
A tradição patrística e a literatura ascética destacam dois aspectos fundamentais da vocação de Mateus: o apelo gratuito e eficaz do Senhor e a resposta pronta e incondicional de Mateus. A primeira revela a bondade e o poder do Mestre, a segunda aponta para a acolhida e disponibilidade do Apóstolo. Jesus, segundo S. Beda, o venerável, “viu mais com os olhos interiores do seu amor do que com os olhos corporais. Jesus viu o publicano e, porque o amou, o escolheu, e lhe disse: segue-me, isto é, imita-me. Ele o segue, menos com seus passos, mas muito mais com seu modo de agir, pois quem está em Cristo, anda de contínuo como Ele andou”.
O fato de Mateus deixar tudo e, desde aquele momento, passar a pertencer ao grupo dos discípulos, impressionou vivamente S. Jerônimo, que declara “ter Mateus dito ser um publicano para mostrar que ninguém deve se desesperar sobre sua salvação”.Jamais. A confiança, esta sim, a confiança infantil no Senhor, que “conhecendo, observa S. João Crisóstomo, os secretos pensamentos de cada pessoa, sabe o momento em que cada pessoa está pronta para escutar o seu chamado”. Já no final do encontro, apesar dos fariseus se mostrarem incapazes de compreender o seu gesto, Jesus lhes faz ainda um novo apelo: “Ide, pois, e aprendei o que significa: misericórdia é que eu quero, e não sacrifício”. O coração de Jesus extravasa carinho por todos, movido pelo ardente desejo de levar cada um à prática do amor e a viver a compaixão misericordiosa no cuidado dos pobres e pecadores.
(Dom Fernando Antônio Figueiredo)
ORAÇÃO
Espírito de acolhimento, torna-me sensível e misericordioso, sobretudo, para com aqueles aos quais a salvação deve ser anunciada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário