domingo, 8 de junho de 2014

EVANGELHO DO DIA 08 DE JUNHO DE 2014 (Pentecostes)

SALVE MARIA!
Evangelho do dia 8 de junho de 2014

Ano A - João 20,19-23

Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde, Espírito divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; e acendei neles o amor como um fogo abrasador!


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
20 19 Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: "A paz esteja convosco!"
20 Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.
21 Disse-lhes outra vez: "A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós".
22 Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: "Recebei o Espírito Santo.
23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos".
Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor!
 
 
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
 
Aparição aos Apóstolos (Pentecostes)
 
O sol já descambava, quando Jesus, no primeiro dia da semana, aparece aos discípulos. Encontro inesperado. Por temor, as portas estavam fechadas e, de repente, eles ouvem uma voz conhecida e muito amada: “A paz esteja convosco! ” Jesus põe-se no meio deles, mostrando-lhes as chagas de suas mãos e do seu lado. Era o Mestre e eles podiam tocá-lo, dissipando o temor e a dúvida de que não fosse realmente Ele. Os Apóstolos então exultaram com a sua presença, pois para eles começava um tempo novo, em que deveriam anunciar a vitória sobre as trevas do pecado e do mal. Realizam-se as promessas, e a esperança, aninhada em seus corações, não foi frustrada, ela se abre ao dom da vida nova. Delineia-se um itinerário de fé, pois chegou o momento de eles se colocarem a serviço de seus semelhantes. O sopro dessa nova vida toca todos os que nele creem e esperam a partir de sua morte e ressurreição.
É o mistério pascal, em que o ressuscitado age através deles, após conceder-lhes o Espírito:“Recebei o Espírito Santo”. Uma certeza lhes é dada: o amor é mais forte que a morte e a prática do bem é a força que impulsiona a história humana. Não há mais espaço para uma vida tacanha e egoísta, sem ideal. As palavras do Mestre os consolam e lhes conferem responsabilidade: “Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes serão perdoados; aqueles aos quais não perdoardes lhes serão retidos”.Realizam-se as promessas anunciadas por Jesus: “Tende coragem, eu venci o mundo”.
Mas dali em diante, os Apóstolos teriam uma missão para realizar: levar o perdão e a paz a todos os corações, prolongando a missão de Cristo, que veio para tirar o pecado do mundo. À salvação eterna está definitivamente ligada a história humana. Inicia-se o tempo da Igreja e o Mestre estaria ao alcance daqueles que fossem ao seu encontro com confiança. O Evangelista S. João é o único que não fala apenas de “mãos e pés” transpassados, mas de “mão e lado aberto”, do qual jorra água e sangue, alusão à fonte da vida, que é o Espírito Santo, que Ele soprou sobre eles. Com S. Irineu, pode-se dizer “onde está a Igreja, está o Espírito, onde está o Espírito, está a Igreja”. Assim, o Ressuscitado é presença radiosa e fonte da ação do Espírito divino, que Ele comunica aos homens para torná-los participantes da natureza divina, transmitindo-lhes o fogo do amor de Deus, que“faz resplandecer misteriosamente em suas almas a natureza una da Trindade”.
(Dom Fernando Antônio Figueiredo)
 
ORAÇÃO
 
Senhor Jesus, que eu seja cada dia revestido pela força do Espírito Santo, que me capacita para exercer, sem descanso, minha tarefa de evangelizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário